domingo, 4 de março de 2012

A Invenção de Hugo Cabret (2011)


A Invenção de Hugo Cabret (Hugo, 2011) surpreende das mais diversas formas.
Ao contrário de outros tantos, merece todos os prêmios Técnicos que recebeu no Oscar 2012 ( Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Edição de Som, Mixagem de Som e Efeitos Visuais).
Quem assistir em 3D vai perceber que os efeitos distribuem-se por todo o filme, mesmo nas cenas mais simples percebe-se que houve um trabalho diferenciado, se comparado a outros filmes 3D em que o recurso só era usado para dar pequenos sustos no expectador (folhas caindo, tiros no pé do ouvido, pedras rolando e coisas assim). Que nenhum Na´vi me escute, mas a qualidade e continuidade dos efeitos aqui, deixam Avatar parecendo VHS.
É um drama que cativa, pois equilibra bastante humor e mistério, fugindo dos tradicionais dramalhões e com isso a sala não inunda-se de lágrimas.
Sacha Baron Cohen, como inspetor da estação de trens, rouba cenas com um humor bem diferente dos vistos em Bruno e Borat. Maximilian, seu fiel cão doberman (há muito tempo não via um doberman!) é melhor ator que Schwarzenegger.
Enfim, o filme é excelente.
Mas acima de tudo o filme é uma bela aula sobre a história do cinema (prefira ler o resto depois de assistir ao filme) ....



O filme todo é armado para apresentar, com alguma licença poética, a história de Georges Méliès, um dos gênios do cinema. Enquanto os irmãos Auguste e Louis Lumière, controversamente tidos como os inventores do cinematógrafo (que evoluiu para o moderno cinema), filmavam paisagens, o centro de Paris e trens chegando numa estação, Méliès criou efeitos especiais, cenários, e adaptava de Shakespeare a Julio Verne, bem como aplicava toda sua experiência como ilusionista.
O filme mais conhecido de Méliès é Le Voyage dans la lune (1902) adaptado das obras de Julio Verne (From the Earth to the Moon) e H. G. Wells (The First Men in the Moon).
Desde então, as obras dele são referência, influenciando da literatura à musica, como no clipe de Tonight, Tonight, do The Smashing Pumpkins, totalmente baseado no Le Voyage dans la lune.





Ficha Técnica

Título Original: Hugo
Gênero: Aventura, Família, Fantasia, Mistério
Direção: Martin Scorsese
Roteiro: Brian Selznick, John Logan
Produtores: Graham King, Johnny Depp, Martin Scorsese, Tim Headington
Elenco:
Jude Law (Hugo's father)
Edmund Kingsley (Technician)
Emily Mortimer (Lisette)
Ben Kingsley (Georges Méliès)
Chloe Moretz (Isabelle)
Richard Griffiths (Monsieur Frick)
Sacha Baron Cohen (Station inspector)
Christopher Lee (Monsieur Labisse)
Angus Barnett (Theatre Manager)
Ray Winstone (Uncle Claude)
Helen McCrory (Mama Jeanne)
Michael Stuhlbarg (Rene Tabard)
Frances de la Tour (Emilie)
Asa Butterfield (Hugo Cabret)
Catherine Balavage (Parisian Cafe Women)
Martin Scorsese (Fotografo)
País de Origem: Estados Unidos da América
Estreia no Brasil: 17 de Fevereiro de 2012
Estreia Mundial: 23 de Novembro de 2011
Duração: 126 minutos

Nenhum comentário: